Câmara Bento – Projeto do Executivo é aprovado e Talian se torna a língua co-oficial

image_3A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprovou, em sessão realizada na noite desta segunda-feira, 6, o Projeto de Lei de origem executiva que determina que o Talian é a língua co-oficial de Bento Gonçalves. O Projeto foi enviado ao Legislativo no dia 20 de maio, ocasião em que o município recebeu a visita de uma comitiva de italianos oriundos da Província de Belluno, durante a programação da 2ª Settimana Italiana di Bento.

A justificativa do projeto, que foi aprovado por unanimidade, frisa que o idioma foi formado entre o fim do século XIX e o início do século passado, através da fusão entre os diversos dialetos falados pelos imigrantes de diferentes regiões da Itália que chegaram à Serra Gaúcha na época, bem como de palavras de raiz portuguesa e indígena.

O Talian, que até hoje se faz presente no cotidiano de habitantes de Bento Gonçalves e região, foi a primeira língua a receber da República Federativa do Brasil o certificado de reconhecimento como “Língua de referência nacional e patrimônio cultural e imaterial do Brasil”, em novembro de 2014.

A aprovação do Projeto, que se tornará Lei através da sanção do prefeito Guilherme Pasin, permitirá que o idioma seja ensinado nas escolas, que serviços públicos sejam prestados à população tanto em português quanto em Talian e que a língua seja preservada por meio da criação de acervos e bancos de dados pelo município.

 

 

Foto: Divulgação / Câmara de Vereadores




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: