Alexandre Pressi participa do Congresso Brasileiro de Pneumologia 2016

 

pressiAtualizando conhecimentos, com acesso às mais atuais informações sobre os avanços da medicina, o pneumologista e especialista em medicina do sono, dr. Alexandre Pressi, participou do Congresso Brasileiro de Pneumologia realizado na cidade do Rio de Janeiro, no mês de outubro.
A programação do encontro teve discussões e apresentações de alto nível técnico – equivalente ao que é oferecido na agenda de encontros internacionais similares. “Tive a oportunidade de participar de alguns Congressos europeus (ERS – European Respiratory Society) e americanos (CHEST /ACCP – American College of Chest Physicians), e posso afirmar que, atualmente, estamos discutindo os temas respiratórios no mesmo grau de atualização e complexidade”, garante Pressi. Entre os temas de destaque abordados estiveram a importância do abandono do tabagismo, que contribui para as quatro principais causas de morte: Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC), DPOC (enfisema, bronquite crônica) e Câncer de Pulmão. “Novas estratégias foram apresentadas para auxiliar o paciente a abandonar o vício, aparecendo como importantes aliadas nesse desafio”, conta.
Outro tópico debatido foram os distúrbios do sono, evidenciando sua associação com diversas patologias cardíacas (hipertensão, arritmia), neurológicas (AVC), metabólicas (diabetes) e pulmonares (DPOC), entre outras. “Estatísticas que demonstram que 47 % dos acidentes de trânsito podem ser causados por sonolência ao volante. Por isso está sendo preconizada a realização de exames capazes de identificar doenças do sono para condutores profissionais com carteiras C, D e E, conforme prevê a legislação de 2012”, diz o médico.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: