Notícias de Garibaldi – Semana para atualizar vacinas dos adolescentes.

Semana para atualizar vacinas dos adolescentesO Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, por meio do Programa Estadual de Imunizações e das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, realiza a Semana de Vacinação do Adolescente. A ação será desenvolvida na próxima semana, de 21 a 25 de agosto, e tem como público-alvo adolescentes com idade de 10 a 19 anos.

O objetivo da mobilização é atualizar o calendário vacinal para doenças como hepatite B, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano, HPV e meningite causada pelo meningococo C. As cadernetas de vacinação serão revisadas e as imunizações em atraso, aplicadas.

A intensificação de vacinação nesta faixa etária ocorre devido ao fato de que os pais costumam seguir o calendário de vacinação dos filhos rigorosamente quando são crianças. Porém, depois de atingir os seis anos de idade, momento em que a caderneta costuma ficar completa, muitos deixam de se preocupar com a questão. Para algumas imunizações, é na adolescência que se encontra a necessidade de realizar doses de reforço, para manter altos níveis de proteção.

Para facilitar o acesso aos adolescentes, a aplicação das vacinas será nas escolas, onde será distribuído um formulário de autorização, a ser assinado pelos responsáveis. Além da autorização, o jovem deve levar a caderneta de vacinação, para que o profissional da saúde avalie as doses que necessitam aplicação.

As equipes de vacinação percorrerão somente as maiores escolas do município, visto que não haverá tempo hábil para a visitação de todas em uma única semana. Os adolescentes que estudam em escolas onde as equipes não estarão presentes podem se dirigir aos postos de saúde Central e São Francisco. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3462-8138.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: