Notícias de Bento – Ações da Parceiros Voluntários levam benefícios à comunidade.

aldi

 Na semana dedicada ao voluntariado, diversas ações realizadas por intermédio da Parceiros Voluntários levaram benefícios aos internos do Lar do Ancião, a pacientes em tratamento de quimioterapia, a comunidades de Faria Lemos e a estudantes da rede pública de ensino.

Realizada como proposta do Desafio Voluntário, no final de agosto, a confraternização promovida por alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul para os vovôs do Lar do Ancião levou integração e diversão a eles. Além de um bingo que reuniu os internos, os alunos proveram um pouco de entretenimento por meio de uma apresentação de invernada artística com o Projeto Compaixão.

Outra atividade realizada pela Parceiros Voluntários, desta vez através do centro estético Jane Beauty, por meio do programa Voluntário Pessoa Jurídica, tem estimulado as pacientes a encarar o desafio com mais disponibilidade: a maquiagem de mulheres em tratamento contra o câncer. Ser surpreendida com os cuidados de uma maquiadora é um ponto a ser comemorado pelas pacientes, que muitas vezes encaram a estrada para o tratamento no Hospital Tacchini. Vinda de Veranópolis e sob o olhar desconfiado do marido, Maria de Lourdes Tonato, 48 anos, foi maquiada enquanto se preparava para sua segunda sessão de quimioterapia no dia 25. “Pensei, ué, o que é isso? Mas deixei e gostei muito. Meu marido que ficou estranhando, mas aprovou”, disse a dona de casa, que só usa batom às vezes e mais para efeito de proteção do que por beleza.

A vendedora Márcia Siqueira, 40, estava mais feliz em sua última sessão de quimioterapia, antes de iniciar uma nova etapa no tratamento, a radioterapia, quanto participou da ação. “Isso é muito bom. Se a gente está um pouco deprimida, dá uma levantada não só no visual, mas no astral também. Não precisa nem ir para o salão”, disse, às gargalhadas.

Ações para os estudantes

As ações da Parceiros são distintas e atendem a vários segmentos. Dentro do programa Tribos na Trilha da Cidadania, a Escola de Ensino Fundamental Professor Angelo Chiamolera, em Faria Lemos, trabalhou a proposta Trilha Meio Ambiente. Alunos do sexto ano como Leticia Busa Tesser, 11 anos, percorreram comunidades do distrito a fim de recolher o lixo e esclarecer os moradores sobre o destino dos resíduos, distribuindo folderes informativos e coletando informações dos hábitos deles. “É importante as pessoas saberem que o lixo polui o lugar onde moram”, comentou a estudante, que também participou de outras atividades, como o plantio de grama ao redor da escola.

Ainda para o público estudante, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves ofereceu uma manhã diferente aos estudantes da EMEF Fenavinho. Eles foram recebidos na sede da entidade para uma aula prática em que aprenderam a fazer um ‘filtro dos sonhos’. O artesanato foi introduzido na pauta da ação por suas importantes contribuições no desenvolvimento da coordenação motora e estímulo à criatividade. Depois de concluir os trabalhos, receberam lanche e participaram de um momento de integração.

A Parceiros Voluntários tem diversos programas dentro de seu rol de atuação. Conheça e venha fazer parte do mundo voluntário. Mais informações pelo telefone (54) 2105.1999.




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: