Samuzinho na Escola já atendeu mais de 1500 alunos das redes municipal e estadual.

  O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Bento Gonçalves atende em média, por mês, 320 chamados pelo número de urgência 192, e cerca de 10% são indevidas. E é com base nesse dado que o projeto “Samuzinho na Escola” tem como objetivo  conscientizar as crianças em idade escolar (quinto a nono anos) quanto à importância e finalidade do serviço, informando sobre o uso adequado do serviço e em quais situações se deve acioná-lo.

O projeto já atendeu mais de 1500 alunos em 2017 nas escolas das redes municipal e estadual, onde, além das orientações sobre o funcionamento do SAMU, alunos e professores são capacitados para atendimentos em primeiros socorros. Dessa forma, a criança recebe as informações essenciais sobre o serviço, compreendendo a importância da prevenção e atuação correta em situações de risco, além de propiciar reflexão sobre a importância da vida e os movimentos de solidariedade.

A coordenadora do SAMU de Bento Gonçalves, Melissa Bonato, destaca que as explanações nos educandários são desenvolvidas “por profissionais que atuam no SAMU de forma totalmente voluntária, durante os dias de folgas dos mesmos, o que mostra o comprometimento destas pessoas com a saúde dos munícipes”.

Para o próximo ano, a ideia é estender o projeto para o público infantil, a partir dos 5 anos. Pensando na relevância da ação a ser realizada, serão desenvolvidas atividades lúdicas para elucidar a temática.

O SAMU de Bento Gonçalves está localizado na Rua Goiânia, 590, bairro Botafogo. Telefone: (54) 3055-7311

Com informações da Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/SAMU




Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: