Ministro da Cultura participa da abertura da Festa Nacional da Música.

Com a presença do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão foi aberta nesta segunda-feira, 22, oficialmente a Festa Nacional da Música. Direitos autorais, leis de incentivo e consciência da classe artística foram alguns dos temas abordados. O secretário Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Vitor Hugo, o presidente da Câmara Diretiva do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio Alves, o Prefeito Guilherme Pasin, os cantores Léo Chaves, da dupla Victor & Léo, e Sandra de Sá, representante da União Brasileira dos Compositores (UBC) participaram do evento.

O Coordenador da Feira, Fernando Vieira, deu as boas vindas aos presentes. “Estamos iniciando mais um evento desta grandiosa Festa, aproveitem e que seja uma edição ainda mais especial”, disse. Para o Secretário de Estado, Vitor Hugo, Bento Gonçalves combina com a Festa da Música. “A música é característica da região. Além disso, que o vinho e as belas paisagens sirvam de inspiração para os compositores, músicos e que seja uma Festa para ficar marcada na história”, afirma.

 

O Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, relembrou sua participação na edição anterior, em Porto Alegre, e fez um balanço sobre o último ano. Entre os pontos nos quais não obteve avanços, ele destacou que uma falha na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) atrapalha os financiamentos aos eventos musicais. Segundo ele, um diferencial entre os artigos 18 e o 26 não permite que os patrocinadores abatam 100% do valor investido no Imposto de Renda devido a uma variação em alguns critérios, e a pressão de alguns parlamentares impediu o MinC de obter mais avanços no setor.

 

Os cantores Léo Chaves, da dupla Victor & Léo, e Sandra de Sá, representante da União Brasileira dos Compositores (UBC), destacaram que, mesmo com certo atraso, conseguem perceber uma classe artística mais engajada na valorização de suas composições. “Estamos começando a chegar na consciência do próprio artista, no respeito dele com sua criação. A gente ainda reclama muito e fica muito preso enquanto classe, mas certos eventos como a Festa da Música ajudam a quebrar esses muros”, disse a cantora.

 

A cerimônia foi simbolizada com a entrega de um saca-rolhas estilizado a Fernando Vieira, simbolizando a capital brasileira do vinho. O objeto foi ofertado pelo prefeito Guilherme Pasin. “Bento Gonçalves está honrada em receber este evento, normalmente é entregue a chave da cidade, mas hoje vou entregar um saca rolha, que simboliza a entrada para o mundo dos vinhos”, afirmou.

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Franciele Gonçalves




Deixe uma resposta