‘Projeto Falando Sobre’ debateu a relação do ser humano com pets.

Em consonância com as mudanças culturais, políticas e econômicas que ocorrem no cenário nacional e internacional, o ‘Projeto Falando Sobre’ visa estabelecer um diálogo com o público por meio de debates sobre assuntos de relevância social. Nesse sentido, a segunda edição trouxe o tema “Filho pet… filho gente” que retrata o crescimento da relação entre seres humanos e animais de estimação.

De acordo com a psicóloga e coordenadora dos cursos de Psicologia e de Recursos da Faculdade da Serra Gaúcha, Karine Callegari, “as mudanças comportamentais vem mudando muito rapidamente. De 20 anos para cá, temos uma conjuntura ditada pela velocidade da informação, a luta pela ascensão profissional de ambos os sexos. Atualmente, os casais trabalham muito, conseqüentemente tem menos tempo em casa. Isso faz buscar relações que não tenha tanta responsabilidade se tem com o filho (a). Um animal de estimação, num primeiro momento, precisa das necessidades básicas. Já um filho as responsabilidades aumentam. A diferença está aí”, destaca.

A primeira-dama Cynthia Pasin ressaltou os benefícios. “A importância social da relação do animal com o ser humano traz benefícios gigantescos. Estaticamente, as pesquisas constatam que pessoas que tem animais se relacionam e interagem melhor, porque isso traz valores de responsabilidade, além de criar laços de afeto. E isso reflete no bem-estar público”, salienta.

Na ocasião, também, foi evocado o projeto Posse Responsável, do Gabinete da Primeira-dama em conjunto com as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Educação, o qual objetiva uma linha de trabalho focada na sensibilização e mobilização, no que diz respeito à convivência e a manutenção de animais de estimação.

Nesse sentido, a representante da ONG Pata e Focinhos, Simone Lunelli, disse que “há índoles diferentes nos seres humanos. As ONGs trabalham no sentido de buscar um equilíbrio para diminuir os maus tratos e abandono e procurar lares que realmente tenham condições emocionais e financeiras de cuidar”.

O ‘Projeto Falando Sobre’ é uma realização da Fundação Casa das Artes e da Biblioteca Pública Castro Alves, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, da Prefeitura de Bento Gonçalves e do Programa Cultura do Bem.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon




Deixe uma resposta